Pular para o conteúdo

DICAS DE LIVROS

” A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.” ( Joseph Addison) 

LEITURAS OBRIGATÓRIAS PARA UM ADMINISTRADOR: LITERATURA

Quem Mexeu no Meu Queijo? (Who Moved My Cheese?, no original, em inglês) é um livro motivacional escrito por Spencer Johnson. O livro apresenta uma parábola envolvendo quatro personagens: dois ratinhos, Sniff e Scurry, e dois “duendezinhos”, Hem e Haw. O livro é uma alegoria que retrata os objetivos que cada um de nós temos e as mudanças a que estamos sujeitos durante a busca destes objetivos. Durante a leitura, o leitor pode observar que atitude cada personagem toma diante das adversidades da vida e pode acabar se identificando com um dos personagens.

O que o livro aborda: Formas de enfrentar mudanças na vida.

Gostou? Clique no links abaixo , caso queira adquirir o livro.

“O melhor livro sobre liderança escrito por um presidente executivo.” – John Naisbitt, autor de O líder do futuro e Megatendências “Jan Carlzon inventou uma parte importante do futuro. Ele nos deu um modelo de administração para a Nova Era, colocando de cabeça para baixo a tradicional pirâmide de autoridade e mostrando aos gerentes como servir e liderar ao mesmo tempo. Ele nos lembra que a única coisa que realmente importa é o que acontece na hora da verdade.” – Karl Albrecht, autor de Revolução nos serviços Lançado originalmente nos anos 1980, A hora da verdade é um clássico da administração e um dos mais importantes livros de negócios de todos os tempos. Ele apresenta o relato da extraordinária experiência de Jan Carlzon – então presidente executivo da companhia de aviação escandinava SAS –, que criou um modelo inédito de administração, mudando os rumos da gestão empresarial e revolucionando o conceito de liderança. 

O que o livro aborda: Trabalho em equipe, liderança e valorização do cliente.

Gostou? Clique nas opções de links abaixo, caso queira adquirir.

Este livro promove a discussão sobre o relacionamento e as diferenças entre multinacionais e empresas brasileiras, aponta os vícios que levam companhias importantes à bancarrota e aconselha pequenas atitudes geradoras de grandes resultados – tirar folga durante metade de um dia qualquer, por exemplo; abolir o cartão de ponto; investir em leitura; encarar os funcionários como seres humanos. Princípios e virtudes que, combinados com o conhecimento de antigas teorias, são capazes de trazer para o campo da administração um futuro mais justo e lucrativo. Sempre com humor e reconhecendo erros de percurso, as críticas do autor abrem um amplo debate sobre os conceitos adotados atualmente no Brasil, atingem programas de qualidade total, considerados por ele ineficientes, hierarquias desnecessárias, controles rígidos de pessoal, admissões e promoções equivocadas, procedimentos obsoletos e estratégias que não levam a lugar nenhum, mas usuais nas empresas brasileiras, a maioria atrelada a esquemas familiares e modismos estrangeiros, cada dia mais distantes da realidade do país.

O que o livro aborda: Mudanças são necessárias, para que organizações sobrevivam ao meio que estão inseridas.

Gostou? Clique na opção de link abaixo, caso queira adquirir.

Os mais importantes autores e textos da tradição clássica da antropologia, em um só volume.

De Franz Boas a Lévi-Strauss e Marshall Sahlins, essa coletânea organizada por Celso Castro, professor e diretor da Escola de Ciências Sociais/CPDoc da Fundação Getulio Vargas, fornece um panorama das principais questões da antropologia e tem como objetivo colocar o leitor em contato direto com textos que se tornaram referência obrigatória da disciplina.
Todos os ensaios presentes nesse livro fazem parte do cânone da antropologia e – mais do que um inventário de possibilidades de visão de mundo – buscam compreender nossa própria cultura e a sociedade em que vivemos.

Livro de valor inestimável para professores e alunos, Textos básicos de antropologia é, sem dúvida, uma obra fundamental direcionada a todos aqueles que desejam adquirir (ou transmitir) o gosto pela perspectiva antropológica e por tudo aquilo que ela tem a nos oferecer.

Gostou? Clique nas opções de links abaixo, caso queira adquirir.

Este livro parte de uma extensa pesquisa com professores da área, por isso traz diversas inovações que irão tornar o seu trabalho muito mais leve, dinâmico e atrativo para os alunos, sem perder a essência que tornou esse livro um dos mais adotados de todo o brasil. Conheça seus principais diferenciais: seu projeto gráfico foi pensado para apresentar os assuntos de modo mais assertivo, possui linguagem mais acessível para estimular o estudo autônomo, conteúdos reorganizados para atender às exigências do Ensino Médio atual e responder as questões do mundo atual como globalização, tecnologias e minorias, possui seu embasamento na análise crítica e histórica do pensamento sociológico, incentiva discussões para que os alunos possa compreender a sociedade em que vive, discorre sobre os conflitos contemporâneos o ir meio de temas veiculados na mídia para incentivar o posicionamento do aluno, grande variedade de exercícios, suas atividades estimulam a interiorização de conceitos além de valoriza a perspectiva interdisciplinar com História, Geografia e Filosofia.

Gostou? Clique na opções de links abaixo, caso queira adquirir.

 

Com maestria e erudição, José Paulo Netto nos conta a história de Karl Marx neste livro fundamental, fruto de uma vida inteira dedicada ao estudo da obra marxiana. Entrelaçando realidade sociopolítica e aspectos da vida privada do biografado, o autor dá luz à trajetória do pensamento, da atividade política, da elaboração dos textos, dos afetos e desafetos enfim, ao grande legado do criador do socialismo científico. Ao recorrer aos textos produzidos por Marx um a um, entremeando suas reflexões a uma ampla série de citações (escolhidas a dedo), José Paulo Netto oferece ao leitor um rico guia de leitura da vida e da obra de Marx. Também são convocados a participar dessa sinfonia textual outros biógrafos e comentaristas, tornando o quadro ainda mais complexo e instigante, sem nunca perder o fio. Trata-se de uma narrativa que se dá em dois tempos: além do texto principal (dividido em oito capítulos mais o epílogo), o livro conta com 1.006 imprescindíveis notas de fim. Esse portentoso conjunto, além de formar uma obra incontornável na área dos estudos marxistas, há também de ser celebrado pelos amantes das boas biografias.

Uma das maiores autoridades mundiais em marketing – Phillip Kotler – professor emérito da cátedra S. C. Johnson & Son de Marketing Internacional da Kellogg School of Management da Universidade de Northwestern, obteve mestrado na Universidade de Chicago e doutorado no MIT, ambos em economia. 

A 15ª edição da “bíblia do marketing” mantém a missão de ser um guia que reflete a realidade moderna da área. A obra se equilibra entre as abordagens e perspectivas clássicas e contemporâneas por meio de uma linguagem clara e objetiva, e se preocupa em trazer um conteúdo abrangente e tratar temas relevantes de modo profundo.

O sucesso deste livro também está no desafio de apresentar uma abordagem analítica do marketing com foco gerencial e perspectiva multidisciplinar, trazendo aplicações universais do pensamento estratégico em todos os espectros do marketing.

O conteúdo leva em consideração três forças críticas que foram identificadas para o sucesso de programas de marketing modernos e são evidentes ao longo de todo o livro: globalização, tecnologia e responsabilidade. Por essas razões, este é um guia essencial para professores e estudantes de cursos de gestão, administração e marketing, tanto de graduação quanto de pós-graduação ou MBA.

Neste boxe exclusivo com edições capa-dura, você encontrará duas obras fundamentais de Philip Kotler.

MARKETING 4.0

“Ninguém mais qualificado que o pai do marketing para documentar as enormes mudanças que estão ocorrendo. O futuro do marketing é digital e este é o seu guia.” – Al Ries, coautor de Marketing de guerra e Posicionamento

OS 1O PECADOS MORTAIS DO MARKETING

“Recomendável tanto para o profissional de marketing quanto para gestores de outras áreas.” – Journal of Consumer Marketing

Philip Kotler apresenta as respostas neste livro que é um dos guias mais claros e práticos sobre o que fazer (e o que não fazer) quando o assunto é marketing.

Idalberto Chiavenato – considerado o “Papa” da administração – seus trabalhos são referência para áreas de Administrativas e Gestão e leitura obrigatória para alunos e gestores.

O Novo Papel da Gestão do Talento Humano apresenta os novos horizontes e as desafiadoras tendências que se abrem para o futuro próximo nessa área. Considerado texto obrigatório para programas de treinamento e desenvolvimento de executivos que desejam ser gestores de pessoas, este livro ainda traz acesso à Sala de Aula Virtual do professor Idalberto Chiavenato, uma ferramenta que reúne diversos recursos, como vídeos do autor, atividades para debate, textos para reflexão e casos para discussão, além de quizzes, mapas mentais e um glossário interativo. 

SEGUE MAIS DICAS DE LEITURA SOBRE GESTÃO DE PESSOAS:

Teoria indispensável à prática administrativa. Introdução à Teoria Geral da Administração – Uma Visão Abrangente da Moderna Administração das Organizações traz as diversas abordagens da área da Administração, suas novas características e seu perfil atual.

Com o intuito de tornar as empresas mais integradas, flexíveis, inovadoras, competitivas e sustentáveis e orientá-las em direção a um futuro de ainda mais sucesso, Idalberto Chiavenato mostra as várias competências que o administrador vem aprendendo ao longo do tempo até hoje, uma época de mudanças disruptivas, aprendizagem organizacionalconhecimento corporativoflexibilizaçãoinovação, capital intelectualgovernança corporativacompetitividade e sustentabilidade, além das relações interativas com uma enorme diversidade de stakeholders.