“Administração é a arte de criar caminhos que levam a humanidade à excelência de suas realizações.” ( Marcelo Araújo)
Quem já viveu uma situação semelhante quando perguntado(a): “Qual curso você está fazendo na faculdade?”
E quando a resposta é Administração, esta, é recebida às vezes com espanto, pena, negação, preconceito, como se não fôssemos capazes de dedicar mais estudos a um vestibular de Medicina; Engenharia; Direito, etc. Somos rechaçados a estudantes que não sabe que carreira seguir, que foi escolhida Administração por ser um curso “fácil” e que não vai exigir muito do profissional.
Pois digo: a Administração é uma área abrangente; que pode te levar a várias áreas especificas, dando oportunidades de escolhas e de especializações.
A primeira frase do texto engloba tudo que é relacionado a Administração. Deixemos os ignorantes de lado e partimos ao conhecimento de Administração.
A palavra administração tem origem no latim e significa: administratione.
Ad = (direção para, tendência, junto de).
Minister = Comparativo de inferioridade, o sufixo ter (subordinação e obediência) aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem. Função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta ao outro.
A administração tem como tarefa, interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.
A administração é uma condição indispensável para o sucesso de cada empresa.
A administração representa a solução da maior parte dos problemas que afligem a humanidade nos dias de hoje. Na realidade não existem países desenvolvidos ou subdesenvolvidos, mas países bem ou mal administrados. (Peter Drucker).
Administração revela-se nos dias de hoje como uma das áreas do conhecimento humanas mais impregnadas de complexidade e de desafios. O profissional que utiliza a administração como meio de vida, pode trabalhar nos mais variados níveis de uma organização, desde o nível hierárquico de supervisão elementar até o nível de dirigentes máximos da organização. Cada organização tem seus objetivos, seu ramo de atividades, seus dirigentes e seu pessoal, seus problemas internos e externos, seu mercado, sua situação financeira, sua tecnologia, seus recurso básicos, sua ideologia, etc.
ok