Pular para o conteúdo

PROCESSO ADMINISTRATIVO

O processo administrativo são ações que compõem um conjunto de funções que devem serem tomadas para preservação da organização e/ou empresa no caminho correto. Este tema é o mais básico da disciplina de administração, o qual, todo o estudante deve saber com maestria. São as quatro funções administrativas da teoria clássica e neoclássica. que são elas:

PODC (Planejamento, Organização, Direção, Controle e/ou ação)

Para os autores clássicos, o administrador deve obedecer a certas normas ou regras de comportamento, isto é, a princípios, gerais que lhe permitam desempenhar bem as suas funções de planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Daí surgirem os chamados princípios gerais de administração ou simplesmente princípios de administração, desenvolvidos por quase todos os autores clássicos, como normas ou leis capazes de resolver os problemas organizacionais.

Luther Gulick, considerado o autor mais erudito da Teoria clássica, propõe sete elementos da administração como as principais funções do administrador:

PLANEJAMENTO

Planejamento é traçar objetivos, decidir como alcançar os planos, é a tarefar de decidir quais linhas gerais das coisas que devem ser feitas e dos métodos de fazê-las, a fim de atingir os objetivos da empresa.

É o estabelecimento da estrutura formal de autoridade, através da qual as subdivisões de trabalho são integradas, definidas e coordenadas para o objetivo em vista. Pode ser definida como a ordenação dos recursos materiais e recursos humanos visando a tingir os objetivos estabelecidos.

É a tarefa contínua de tomar decisões e incorporá-las em ordens e instruções específicas e gerais, e ainda a de funcionar como líder da empresa. Esta função administrativa exige muito da habilidade humana do profissional pela área relacionada, a direção pode ser a nível institucional abarcando toda e empresa, nível departamental abrangendo as unidades em separado e por fim a nível operacional.

É o dever de estabelecer relações entre várias partes do trabalho. A função de coordenar está direcionada na busca pela sincronização das demais atividades administrativas, de modo que o coordenador busca a harmonização entre os diversos interesses e setores da empresa.

Esta diretamente ligado ao planejamento, nesta função devem ser avaliados os progressos da
empresa em seus objetivos e feitas as devidas correções para garantir que os resultados sejam satisfatórios, os principais pontos da função de controle são:

  1. Necessário para medir e avaliar o desempenho organizacional
  2. Dinâmico e contínuo
  3. Engloba todas as vertentes da organização

É a função de preparar e treinar o pessoal e manter condições favoráveis de trabalho.

É o esforço de manter as pessoas informadas a respeito do que acontece na empresa e que pressupõe naturalmente a existência de registros, documentação, pesquisa e inspeções.

É a função inclusiva de tudo o que diz respeito à elaboração, execução e fiscalização orçamentárias, ou seja, o plano fiscal, a contabilidade e o controle.

Por fim, existem basicamente dois tipos de trabalho, o trabalho técnico e o trabalho
administrativo. Quando falamos em administração o que vem a mente é: gerenciar, tomar conta, e é exatamente isto que o trabalho administrativo faz, aplica o esforço físico e mental de uma pessoa para conseguir resultados gerenciando outras pessoas, quando estudadas separadamente são denominadas funções administrativas, quando estudadas em conjunto compõem o processo administrativo.

Referências: Mestra Diane – Teoria Geral da Administração – Universidade Unieuro, 2017

Apostila Verbo TRT 15 – disponível em: https://www.verbojuridico.com.br/intensivos/ead/upload/Cursos/adm_p_blica__trt_15.pdf , acesso em: 18/11/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.