É a Ciência Social que estuda a sociedade, padrões de relações sociais, interação social e cultura da vida cotidiana. É uma ciência social que utiliza vários métodos de investigação empírica e análise crítica para desenvolver um corpo de conhecimento sobre ordem social, aceitação e mudança ou evolução social. Sociologia também é definida como a ciência geral da sociedade. Enquanto alguns sociólogos realizam pesquisas que podem ser aplicadas diretamente à política social e ao bem-estar social, outros se concentram principalmente em refinar a compreensão teórica dos processos sociais. O assunto varia do nível de microssociologia da agência e interação individual ao nível macro dos sistemas e da estrutura social.
De acordo com Bauman, Zygmunt (2001) A sociologia, assim, como outros ramos das
ciências sociais, possui sua própria perspectiva cognitiva que estabelece questões
a lançar acerca das ações humanas, assim como seus próprios princípios de
interpretação.
Desse ponto de vista, podemos dizer que a sociologia se distingue
por observar as ações humanas como elementos de figurações mais amplas; ou
seja, de uma montagem não aleatória de atores reunidos em rede de
dependência mútua (dependência considerada o estado no qual a probabilidade
de que a ação seja empreendida e as chances de seu sucesso se alterem em
função do que sejam os atores, do que façam ou possam fazer).
Aprender a pensar com a sociologia é uma forma de compreender o mundo dos homens que também abre a possibilidade de pensá-lo de diferentes maneiras. Os diferentes focos tradicionais da sociologia incluem estratificação social, classe social, mobilidade social, religião, secularização, lei, sexualidade, gênero e desvio.
Como todas as esferas da atividade humana são afetadas pela interação entre estrutura individual e agência individual, a sociologia expandiu gradualmente seu foco para outros assuntos, como saúde, medicina, economia, instituições militares e penais, Internet, educação, capital social e o papel da atividade social no desenvolvimento do conhecimento científico.
Nas primeiras etapas de desenvolvimento da sociologia, os cientistas sociais, inspirados pela ciência física e naturais – que na época gozavam de enorme prestígio – procuraram adaptar os seus procedimentos de investigação ao estudo da realidade social. Tentaram identificar objetos, fenômenos e acontecimentos que cumprissem o papel de “átomos” da sociedade ou elementos primordiais da sociologia, capazes de explicar à composição dos mais diferentes tecidos sociais. Assim, surgiram as noções de fato social, ação social, interação, etc…
SOCIOLOGIA NO SÉCULO XXI
O capitalismo vive hoje, no século XXI, uma profunda reestruturação que está exigindo dos cidadãos, dos governos e das nações, uma revisão completa não só de conceitos como dos mecanismos de funcionamento da sociedade, uma análise de todos os aspectos que a compõem – sistema produtivo, relações de trabalho, exercício ao poder, cidadania, ciência e tecnologia, direitos e deveres, classes sociais e assim por diante. Essa reestruturação torna mais necessário ainda desenvolver a capacidade de entender os acontecimentos e planejar nossas ações. A complexidade do mundo exige uma compreensão mais profunda de nossa posição e de nossos objetivos.
O vídeo a seguir aborda o tema sociologia com conceitos bem atuais:
Referências:
- Bauman, Zygmunt e May, Tim – Aprendendo a Pensar com a Sociologia – Editora: Zahar, 2ª edição, Oxford, Inglaterra, 2010
- Costa, Cristina – Sociologia ( Introdução à Ciência da Sociedade) – Editora: Moderna, 3ª edição, São Paulo, 2005