Pular para o conteúdo

MARKETING: O que é?

Para entender Marketing, o seu significado, e sua importância hoje no mundo atual capitalista, é necessário conhecer um pouco a sua história.

Não há uma certeza concreta; um momento temporal certo; acredita-se que no início dos tempos as transações entre os seres humanos não tinha um fator comparativo de troca como hoje conhecemos. O que perdurava era a posse, conquista e, mais tarde, o escambo ou troca. Com a invenção da moeda e, posteriormente, do papel moeda ou “dinheiro”, a sociedade passou a se organizar em torno de um indicativo simbólico de comercialização.

Do ponto de vista de alguns estudiosos, “a troca foi, sem dúvida, o primeiro ato de mercar. Ela se confunde com a própria história do mundo e o comércio é uma das mais antigas atividades humanas”. É relevante destacar que o verbete “mercar” tem sua origem semântica do verbo latino mercari ou merca que significa: o ato de comercializar mercadorias, conhecimentos ou interesses entre os agentes envolvidos”  Da mesma forma, o Marketing encontra alicerce semântico na expressão merceologia como correspondendo à “parte da ciência que trata em especial da compra e venda e estuda a classificação e a especificação das mercadorias”

A palavra Marketing possui muitas definições na literatura e até tentativas de tradução para o português como “Mercadologia”, ou “Mercancia”.

Exemplos de conceitos de Marketing de alguns autores especialistas na área:

“Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes” (Siqueira, André , 2021).

“Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizacionais e eventos para criar troca que venha a satisfazer objetivos individuais e organizacionais”.(AMA, 1985)

“Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.”(Kotler)

De acordo com Richers e Lima (1991) definem Marketing como “a intenção de entender e atender o mercado”. Que a visão de Marketing atualmente busca o desenvolvimento de relações de longo prazo entre os envolvidos e seu conceito extrapola a comercialização de bens de consumo, incluindo ideias, estratégias, objetivos individuais, programas organizacionais e sociais.

O conceito de Marketing baseia-se em quatro aspectos principais, quais sejam:

  1. O mercado: identificar segmentos e nichos e estar atento às tendências, oportunidades e ameaças nas relações comerciais (oferta e procura; compras e vendas);
  2. O cliente e parceiros externos e seus relacionamentos: estabelecer um relacionamento permanente satisfatório e interativo com os parceiros (fornecedores, clientes) e clientes externos;
  3. O cliente interno e os processos: capacitar e motivar os funcionários, dialogar e saber ouvir sugestões, detectar problemas, gerando satisfação e integrando todas as áreas, visando um objetivo comum – atender às necessidades e desejos do cliente externo;
  4. Resultados: planejar e criar meios para saber aonde se quer chegar e que objetivos e metas alcançar. Mas conseguir êxito nos resultados projetados deve ser uma consequência de um conjunto de ações organizacionais estrategicamente formuladas, integrando pesquisas de mercado, design de produtos e serviços, publicidade, pós-venda, dentre outros.

Para Kotler, algumas definições são fundamentais para o estudo da área de Marketing, tais como: necessidade, desejo, demanda; produto; valor, satisfação e qualidade; troca, transação e relacionamento; mercado.

Vamos entender cada um desses verbetes:

  • Necessidade: é um estado de carência ou privação que provoca a motivação para o consumo.
  • Desejo: moldado pela cultura da sociedade em que vivemos,o desejo é a carência por satisfações específicas para atender uma necessidade. Ex: tenho sede (necessidade) e gostaria de beber suco de laranja (desejo).
  • Demanda: quando o desejo tem respaldo na habilidade e disposição para compra, transforma-se em demanda. No exemplo do suco, a necessidade de reduzir a sede transformou o desejo em demandas por: Coca-Cola, Guaraná, Pepsi-Cola.
  • Produto: é algo que pode ser oferecido para satisfazer a necessidade e o desejo de um cliente, quer seja na forma de um bem e/ou serviço.
  • Valor para o cliente: corresponde a uma equação entre o valor que o cliente obtém pela aquisição e utilização de determinado produto subtraído do custo que o produto representou para ele.
  • Qualidade do produto: afeta o consumo no momento em que serve de parâmetro para que a demanda se repita e passe a corresponder a um desejo para suprir uma necessidade. Assim, a qualidade percebida por determinado produto ou marca é tão forte na mente do consumidor que ele resiste em experimentar outros produtos.
  • Troca: o Marketing ocorre quando as pessoas decidem satisfazer suas necessidades e desejos por meio de trocas. A troca é o ato de obter um produto desejado de alguém, oferecendo algo em contrapartida.
  • Transação: é a unidade de medida do Marketing, pois como a troca é um processo, transação é o acordo cujas partes envolvidas trocam valores entre si.
  • Relacionamento: construções de elos duradouros entre as partes envolvidas em um processo de troca, desde a aquisição das matérias-primas até o consumidor final.
  • Mercado: todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados a realizarem uma troca que atenda uma necessidade ou desejo.
Para Kotler, as principais funções de marketing.

Vale destacar, que a expressão “Marketing” foi desenvolvida nos Estados Unidos da América (USA) e se popularizou na esfera empresarial somente a partir do final da Segunda Guerra Mundial. O fim do conflito exigiu dos gestores organizacionais ações de convencimento de consumo, devido ao longo período de retração econômica e às atividades decorrentes de novas configurações ideológicas, como a chamada Guerra fria, que gerou uma verdadeira corrida armamentista no globo.

Surge assim, um novo tipo de consumidor, mais exigente, imediatista e disposto a aproveitar melhor a vida, através do consumo de produtos e serviços diferenciados, contrapondo os padrões de vida e de consumo anteriores que privilegiavam projetos de vida a longo-prazo, tendo em vista a acumulação de bens a serem transmitidos aos descendentes.

Na maior parte das empresas, o Marketing ocupava, há 50 anos, apenas um lugar modesto no organograma: o de um serviço comercial, composto por alguns vendedores e empregados e, muitas vezes, essa área estava subordinada ao diretor de produção ou diretor administrativo. Por outro lado, podemos perceber que as organizações de sucesso são as que ultrapassam décadas de existência e nelas o Marketing ocupa lugar de destaque. Exemplos disso são: Coca-Cola, Pepsi, Phillips, Ford, General Motors, Votorantin, Rede Globo, Tintas Renner, Grupo Gerdau, Alpargatas, Avon, dentre outros. Isso porque aos poucos essa função de gestão organizacional foi se alargando e ocupando o mesmo plano das gestões da produção, da gestão financeira e da gestão de recursos humanos.

SAIBA MAIS….No Brasil, o termo Marketing apareceu na literatura a partir
de 1954, por meio de uma missão norte-americana coordenada por Karl A. Boedecker, professor que organizou os primeiros cursos de Administração da recém-criada Escola
de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas

Assista ao vídeo a seguir bem divertido, intuitivo e explicativo do Profº Admir Borges, FUMEC

Fonte: (329) AULA DE MARKETING, MARKETING PARA O SÉCULO XXI, PROF. ADMIR BORGES, FUMEC – YouTube

Referência: Rocha, Rudimar; Platt, Allan – Administração de Marketing – 3ª edição – UFSC, 2015

1 comentário em “MARKETING: O que é?”

  1. Pingback: MARKETING: O que é? - Administração na Prática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.